Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP quer anular emenda de lei que prevê pagamento de 13° salário a agentes políticos em Bela Vista

    O procurador-geral de Justiça, Eduardo Abdon Moura, propôs ação direta de inconstitucionalidade contra a Emenda nº 5/2008, que altera o artigo 33 da Lei Orgânica do Município de Bela Vista. A emenda dá à Câmara Municipal a atribuição de fixar a remuneração de agentes públicos, incluindo o 13º subsídio.

    O procurador-geral explica que a propositura da ação decorre de representação feita pela Promotoria de Justiça daquele município que, em procedimento administrativo, concluiu pela inconstitucionalidade formal e material da emenda.

    Para o Ministério Público, o legislador determina a fixação dos subsídios do prefeito, do vice-prefeito e secretários, por meio de ato interno da Câmara, sem mencionar qualquer participação do Poder Executivo no processo legislativo, o que afronta o princípio da reserva de lei formal. Além disso, a constituição exige edição de lei específica para essa fixação .

    Conforme sustentado pelo Ministério Público, o município de Bela Vista, ao assegurar aos agentes políticos municipais o direito ao 13 º salário, também extrapolou os limites de sua autonomia e constitui afronta à Constituição Estadual. O MP pede, portanto, que a eficácia da emenda seja suspensa, imediatamente, até o julgamento final da ação com a declaração de sua inconstitucionalidade. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social)

    • Publicações8669
    • Seguidores51
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-quer-anular-emenda-de-lei-que-preve-pagamento-de-13-salario-a-agentes-politicos-em-bela-vista/1845548

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)