Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estagiários do MP conquistam prêmio do IEL de estágio

    Em meia a muita expectativa e ansiedade, foram anunciados ontem (20/10), em cerimônia realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), os ganhadores do Prêmio IEL de Estágio 2010- Melhores Práticas de Estágio. Os estagiários do Ministério Público Vinícius dos Santos, há um ano na instituição, e Izaura Neta, há 1 ano e meio no MP, conquistaram o segundo lugar na categoria Grandes Empresas. Eles receberam certificados e um netbook. O IEL é o Instituto Euvaldo Lodi, entidade responsável pelo gerenciamento de estágios.

    Os dois fazem estágio na Superintendência de Gestão em Recursos Humanos (SGRH) e apresentaram o projeto Organização e Gestão Documental no Arquivo da SGRH. É muito bom saber a dimensão a que chegou o reconhecimento do nosso trabalho. Não imaginei que fôssemos tão longe, afirmou Izaura, com entusiasmo. No total, foram três fases eliminatórias: análise do projeto de estágio, apresentação prática e oral do projeto no prédio do IEL e visita da banca examinadora, composta por representantes do Sebrae, Ipasgo, Universidade Federal de Goiás (UFG) e IEL-Sesi, no local do estágio.

    O projeto

    Os estudantes, que cursam Biblioteconomia na Universidade Federal de Goiás, têm trabalhado há cerca de um ano para dinamizar e facilitar a busca pelos mais diversos documentos armazenados pela superintendência. Segundo destaca Vinícius, o RH possui arquivos dos 1.624 membros e servidores do MP, o que gera um grande número de documentos, frequentemente pesquisados e nem sempre de fácil localização.

    Izaura ressalta que, anteriormente, os arquivos eram armazenados de forma inadequada, com grampos e ligas de elástico, em caixas amontoadas ou com etiquetas iguais, o que dificultava a busca e deteriorava o material. Além de fazer o armazenamento correto, o projeto também economiza o material utilizado pelo Ministério Público e contribui com a reciclagem, para onde são enviados os documentos que não serão mais utilizados. Eles acreditam que, em cerca de um ano, o trabalho será totalmente concluído, contemplando as demandas da superintendência.

    Na solenidade, foram premiados os três finalistas nas categorias Pequena, Média e Grandes Empresas, além da instituição de ensino a que pertencem os candidatos e do supervisor de estágio. A chefe da Divisão de Cadastro, Controle e Arquivo, Sayonara Miriam Landim, que supervisiona o estágio da dupla, destacou a importância da conquista do prêmio, não somente como reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos estagiários, mas como uma forma de estímulo a outros estagiários da instituição e também para a melhoria das atividades do departamento como um todo. Precisamos reconhecer que os estagiários têm um importante papel para as organizações, pois trazem conhecimento e novas ideias, que são desenvolvidas com responsabilidade e dedicação, afirmou.

    Vinícius garante que receberam apoio não somente para desenvolverem o projeto, como para participarem da premiação. Quando apresentei a proposta de nos inscrevermos, surgiu a dúvida sobre a adequação aos critérios para participação, já que é um prêmio tradicionalmente voltado para o setor privado. Mas, quando percebemos que havia possibilidade de concorrermos, tivemos apoio total da superintendência, esclareceu. Ele ainda destacou a importância para seu currículo profissional e pela experiência adquirida. Elizabeth Arimatéa, Chefe da Divisão de Atenção e Saúde do MP-GO esteve na solenidade representando a superintendência.

    Solenidade prestigiada

    Em sua 6ª edição, o Prêmio IEL de Estágio teve a presença dos reitores da UFG, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Faculdade Alves Faria (Alfa), Salgado Oliveira, além do presidente da Fieg, Paulo Afonso Ferreira, do superintendente do IEL, Paulo Galeno Paranhos, e do superintendente nacional do IEL, Carlos Roberto Rocha Cavalcante. O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Fernando Braga Viggiano representou o procurador-geral de Justiça, Eduardo Abdon Moura, no evento.

    Paulo Afonso enfatizou que o estágio é a matéria inicial do conhecimento para a produção. Pelos critérios estabelecidos na premiação, os finalista se destacaram nos critérios inovação, visão de gestão ambiental, responsabilidade social e qualidade. Os primeiros colocados de cada categoria concorrerão na fase nacional que será realizada na Confederação Nacional da Industria (CNI), em Brasília, em 25 de novembro.

    Ampliação do estágio

    A ampliação do programa de estágio no MP, com direcionamento a outras áreas de graduação, além do Direito, ocorreu a partir de 2007, quando houve a licitação e a celebração do contrato com o IEL. Neste ano, em nova licitação, vencida pelo Ciee, as possibilidades de estágio na área meio da instituição cresceram ainda mais agora, o contrato prevê 186 vagas. ( Texto: Cristina Rosa - fotos: João Sérgio /Assessoria de Comunicação Social)

    • Publicações8669
    • Seguidores51
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações141
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estagiarios-do-mp-conquistam-premio-do-iel-de-estagio/2429283

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)