Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP recomenda rigor das polícias em casos de perturbação do sossego em Inhumas

    Supostas pertubações do sossego em Inhumas deverão ser rigorosamente checadas pelas Polícias Militar e Civil. Esse é o teor da recomendação feita pela promotora de Justiça Sólia Maria de Castro. Ao tomar a medida, a promotora considerou o número expressivo de registros desse tipo de reclamação levadas à Promotoria de Justiça, principalmente quanto à propaganda volante, som automotivo, promoção de festas particulares, ambiente residencial em aluguel para festas e propaganda falada na porta de estabelecimentos comerciais.

    Polícia Militar

    No caso da PM de Inhumas, esta deverá comparecer ao local da suposta perturbação, sempre que acionada por qualquer cidadão, e, constatada a prática do crime ou contravenção, deverá adotar imediatamente as providências para a interrupção do barulho, fazendo a apreensão dos aparelhos de som e demais instrumentos usados na prática infracional.

    A promotora recomenda que seja lavrado boletim de ocorrência circunstanciado, confirmando ou não o fato, constando o nome e a qualificação completa de todos os moradores presentes, assim como das vítimas. Esse documento deve ser encaminhado à Polícia Civil e ao MP.

    Sólia de Castro orienta ainda que a PM auxilie o serviço municipal de fiscalização, sempre que solicitada, lançando no boletim de ocorrência a medição efetuada pelos fiscais. Havendo indícios de drogas no local, que seja feita a sua busca e apreensão, conduzindo os eventuais envolvidos à Polícia Civil.

    A recomendação é para que, havendo crianças e adolescentes consumindo álcool ou outras substâncias ilícitas, que elas sejam apreendidas em flagrante, dando-se ciência ao comissariado de menores ou ao Conselho Tutelar.

    No caso de serem encontradas placas de trânsito e outros mobiliários públicos, a PM deverá apreendê-los e encaminhá-los à Polícia Civil para apuração dos crimes de furto e receptação.

    Polícia Civil

    A recomendação feita à Polícia Civil é para que, nas hipóteses de perturbação do sossego, lavre termo circunstanciado de ocorrência de forma imediata, independentemente da anuência ou representação de eventuais vítimas, devendo concluir os procedimentos com a maior brevidade possível.

    Nos casos de poluição sonora devidamente apurada, a orientação é a instauração de inquérito policial, com posterior remessa à Vara Criminal. Também nos casos de apreensão de computadores usados na sonorização, que represente ao juízo criminal pela realização de perícia, visando apurar violação de direitos autorais ou material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. (Cristiani Honório dos Santos / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

    • Publicações8669
    • Seguidores51
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações490
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-recomenda-rigor-das-policias-em-casos-de-perturbacao-do-sossego-em-inhumas/100332713

    Informações relacionadas

    Notíciashá 14 anos

    Barulho é proibido por lei em cidade de SP, e é mais silenciosa do Brasil

    Thiago Henrique Silveira Moraes, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Modelo de inicial - Direito de vizinhança / perturbação do sossego /obrigação de não fazer

    Cintia Cintia
    Notíciashá 7 anos

    Perturbação do sossego. Entenda a Lei de Contravenções Penais

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    Capítulo 47. Direitos de Vizinhança

    Fátima Burégio , Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Perturbação de Sossego - Modelo de Notificação Extrajudicial ao Vizinho barulhento

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Tem um vizinho muito chato e barulhento perto de minha casa , tenho áudios e videos provando a poluição sonoro, já 3:11 da manhã e não consigo durmir, tenho 16 anos , meu nome é Ryan Pires da Silveira , moro em inhumas no setor Alphaville , rua montaganini , na rua debaixo do motel floboyant seguindo reto até chegar na minha casa . continuar lendo