Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Promotora vai apurar possíveis irregularidades em concursos da Segurança Pública

A promotora Sandra Mara Garbelini, em substituição na 11ª Promotoria de Justiça de Anápolis, instaurou hoje (26/2) inquérito civil público para apurar eventual fraude na realização dos concursos públicos para as Polícias Civil e Militar de Goiás, realizados pelo Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Amanhã, às 10 horas, a promotora concederá entrevista coletiva sobre o assunto na sala S-16 (subsolo), do edifício-sede do MP-GO, em Goiânia.

Como providências, foram requisitados à Diretoria do Núcleo de Seleção da UEG esclarecimentos sobre a metodologia utilizada na geração do gabarito, com o nome dos servidores responsáveis pela formulação destes; sobre informações relativas ao controle de segurança exercida pela direção quanto aos atos praticados pelos servidores do núcleo na formulação dos gabaritos, especialmente na preservação do sigilo.

Também foi requerida a relação dos nomes de todos os componentes das bancas examinadoras dos concursos e de todos os servidores lotados no núcleo de seleção, assim como de eventuais prestadores de serviço. Foi concedido o prazo de 10 dias para o envio das informações.

A promotora requisitou ainda à Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento (Segplan) informações acerca das possíveis irregularidades ocorridas nos certames, especialmente se a realização do concurso continuará sendo feita pelo Núcleo de Seleção da UEG diante da vulneração da credibilidade da instituição, que afeta a licitude dos concursos públicos. Clique aqui para ler a íntegra do documento.

Motivação

Conforme apontou a promotora na portaria de instauração do inquérito, chegou ao conhecimento do MP, por meio de inúmeros e-mails e contatos telefônicos feitos por candidatos, que teria ocorrido fraude no concurso público da área de segurança pública ocorrido no último dia 24 de fevereiro, devido à constatação de que as respostas das questões objetivas seguiam uma sequência numérica e de letras, que tinham correspondência em todos os tipos de provas aplicadas. Também foi citado que a sequência dos gabaritos apresenta-se suspeita na forma como foi planejada e realizada pela UEG.

Quanto às provas para agente de polícia agendadas para este domingo (3/3), a promotora de Justiça Sandra Garbelini solicitou informações à UEG sobre a realização ou não dos exames. ( Texto> Cristina Rosa - foto: João Sérgio / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

  • Publicações8669
  • Seguidores51
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações291
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotora-vai-apurar-possiveis-irregularidades-em-concursos-da-seguranca-publica/100362903

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)