Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz determina cassação de prefeito de Hidrolina por compra de votos

    O juiz Andrey Máximo Formiga acolheu pedido formulado pelos representantes dos Diretórios Municipais do PMDB, PT e PC do B de Hidrolina e determinou a cassação do prefeito e do vice-prefeito do município. A decisão foi proferida após parecer do promotor de Justiça Vinícius Marçal Vieira, que entendeu haver procedência na ação de impugnação de mandato eletivo proposta pelos diretórios.

    Conforme apresentado na sentença pelo juiz, o prefeito Wilton Moreira Alves e o vice, Nivaldo Vieira Vaz, compraram votos (captação ilícita) na eleição de 2008, por meio da distribuição de cestas básicas, gasolina, material de construção e de dinheiro em espécie a eleitores. Eles foram condenados conforme previsto no artigo 14, 10 da Constituição Federal, combinado com o artigo 41-A da Lei 9.504/97, que estabelece que constitui captação de sufrágio o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar ao eleitor, com o fim de obter o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública. No entanto, os réus entraram com ação cautelar no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e conseguiram o efeito suspensivo da decisão, mantendo-se nos cargos. ( Cristina Rosa /Assessoria de Comunicação Social)

    • Publicações8669
    • Seguidores51
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações218
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-determina-cassacao-de-prefeito-de-hidrolina-por-compra-de-votos/2036392

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)