Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lei que prevê 13° salário para agentes políticos de Trindade é questionada

    O procurador-geral de Justiça Eduado Abdon Moura está questionando a legalidade de artigos da Lei Orgânica do Município de Trindade, renumerados e acrescentados pela Emenda nº 13/04 e artigos da Lei nº 1.269/08, que fixaram subsídios dos agentes políticos para a legislatura 2009-2012 e estipularam pagamento de verba indenizatórias e pagamento de 13º salários para vereadores da cidade.

    Na ação, o MP argumenta que os agentes políticos municipais, por força do que impõe a Constituição Federal, são remunerados por subsídios fixados em parcela única. Se eles não são equiparados aos trabalhadores ou aos servidores, não existe vínculo permanente com o Poder Público, assim direitos como 13º não lhes alcançam, sendo, inconstitucional qualquer disposição legislativa que lhes assegurem o benefício, sustenta Abdon. Também em relação às parcelas indenizatórias para convocações extraordinárias, questiona-se a legalidade das leis que as fixaram, por ferirem as Constituições Federal e Estadual.

    O Ministério Público pede a suspensão da eficácia do artigo 24, 1º e 2º, da Lei Orgânica de Trindade, com a redação conferida pela Emenda nº 13/04, e do artigo 1º, , 2º e 3º da Lei 1.269/08 e posterior declaração de sua inconstitucionalidade . (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social)

    • Publicações8669
    • Seguidores51
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações115
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-que-preve-13-salario-para-agentes-politicos-de-trindade-e-questionada/2300305

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)