Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Liminar determina à secretária de Finanças de Bom Jesus regularização de repasses para manutenção e desenvolvimento do ensino

    Acolhendo pedido feito pelo Ministério Público (MP), o juiz Fernando de Mello Xavier concedeu liminar determinando à secretária de Finanças de Bom Jesus, Vanuza Ferreira Marques, a observância da periodicidade do repasse das receitas destinadas à manutenção e desenvolvimento do ensino, conforme previsto na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (LDB). A medida foi requerida em mandado de segurança impetrado pelo promotor de Justiça Daniel Pinhel Júnior.

    Na ação, o promotor relatou que, em julho deste ano, expediu recomendação ao município para que repassasse os recursos destinados à educação dentro do prazo previsto em lei. Em resposta, a administração municipal informou que estaria cumprindo o percentual de 25% e até transferindo receitas em índices superiores, mas pontuou que isso vinha sendo feito anualmente. Contudo, conforme salientou o promotor, a LDB especifica que o repasse deve ser mensal é o que estabelece o parágrafo 5º, incisos I, II e III, do artigo 69.

    No mandado, o promotor ponderou que a omissão da Secretaria de Finanças frente à periodicidade prevista em lei viola o direito líquido e certo de quase 3 mil alunos, matriculados na rede municipal de ensino fundamental, de acesso à educação pública de qualidade. ( Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO )

    • Publicações8669
    • Seguidores51
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liminar-determina-a-secretaria-de-financas-de-bom-jesus-regularizacao-de-repasses-para-manutencao-e-desenvolvimento-do-ensino/2440610

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)