Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ex-prefeito e ex-secretário de Nova Roma denunciados por desvio de verba pública

    O promotor de justiça André Wagner Melgaço Reis ofereceu denúncia criminal contra o ex-prefeito de Nova Roma, Robervaldo Neri Sampaio, e o ex-secretário de Adminsitração e Finanças do município, José Roberlan Sampaio, por crime de responsabilidade de prefeito.

    Inquérito policial apurou que, entre 2001 e 2007, Robervaldo Sampaio, com auxílio de Roberlan, desviou dinheiro público em proveito próprio. No início de seu mandato, ele editou decreto dispondo sobre o pagamento de diárias, estipulando o valor de R$ 350,00 por diária, com pernoite, a ser recebida pelo prefeito em viagens a Brasília e Goiânia.

    Conforme pesquisa no Tribunal de Contas dos Municípios, o então prefeito recebeu mais de R$ 130 mil por diárias durante suas gestões. Embora elas se destinem a indenizar despesas com alimentação e hospedagens, o próprio denunciado reconheceu que nas viagens a Goiânia não ficava em hotel, pois alugava um apartamento para tal finalidade.

    A título de curiosidade, constata-se que o prefeito teria se ausentado do município por 384 dias, ou seja, por mais de um ano, comenta o promotor. Em muitos casos, também, houve pagamento de diárias em número superior aos dias efetivamente viajados.

    O promotor ressalta que José Roberlan auxiliou no desvio de dinheiro público, já que as diárias eram concedidas por ele, na condição de secretário, embora muitas vezes o prefeito tenha autorizado suas próprias diárias.

    Assim, o Ministério Público denuncia Robervaldo Neri Sampaio por apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio, conforme prevê a lei sobre a responsabilidade de prefeitos, e José Roberlan Sampaio como partícipe. (Cristiani Honório/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

    • Publicações8669
    • Seguidores51
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações469
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ex-prefeito-e-ex-secretario-de-nova-roma-denunciados-por-desvio-de-verba-publica/2719258

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    E difícil entender como esse cara fez o que fez com a nossa prefeitura e a justiça eleitoral decide que sua esposa seja candidata a prefeita do nosso município, Senhor Joaquim Barbosa pega esse cara e coloca na cadeia! continuar lendo