Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Oficina para servidores do MP discute qualidade de vida na aposentadoria

    O mito da aposentadoria e as fases da vida foram debatidas nesta sexta-feira (21/10) na oficina Projeto de vida Preparando-se para a aposentadoria, ministrada pela psicóloga Márcia Christovam. O evento, com objetivo de abordar a importânica da preparação para a aposentadoria e refletir sobre o que fazer pós-carreira, foi realizado pela Superintendência de Gestão em Recursos Humandos em parceria com a Escola Superior do Ministério Público.

    Durante a oficina, foram apresentados os medos frequentes desta fase da vida, como os sentimentos de inutilidade, solidão, depressão, desequilíbrio emocional, instabilidade fincanceira, entre outros. Para a psicóloga, o mais importante é entender o que de fato é a aposentadoria, aceitar essa fase de transição, aproveitar o momento para descobrir novas fontes de prazer, revendo antigos projetos de vida e ideias.

    Segundo Márcia, tudo é uma questão de equílibrio e preparação, entendendo que o que fazemos hoje determina nosso futuro. O momento do seu pós-carreira começa agora, basta se perguntar o que fazer do futuro, desenvolvendo o seu projeto de vida.

    Em uma das dinâmicas, a palestrante convidou os participantes a colorir a Roda da Vida, onde estes pintavam o que era mais relevante neste momento da vida. Para ela, a intenção foi mostrar a rotatividade da vida e levar ao público o autoconhecimento, a análise interior, além da percepção de investimento deseigual entre as áreas da roda, que apresentava segmentos como: carreira profissional, relacionamentos amorosos, espiritualidade e pós-carreira.

    Depois das dinâmincas, os participantes foram convidados a falar de suas experiências na tarde de hoje, e de como iriam buscar projetos que melhorassem a qualidade de vida. (Texto: Lara Leão/ Fotos: Isabela Dias / Estagiárias da Assessoria de Comunicação Social do MP-GO Supervisora de Estágio: Ana Cristina Arruda)

    Fotos Servidores colorem a "Roda da vida", ajudando a analisar projetos de vida

    • Publicações8669
    • Seguidores51
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oficina-para-servidores-do-mp-discute-qualidade-de-vida-na-aposentadoria/2891814

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)