Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Improbidade: MP instaura procedimento contra vice-governador e prefeito de Posse

    O promotor de Justiça João Paulo Cândido S. Oliveira instaurou procedimento preparatório contra o vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton de Figueiredo Júnior, e o prefeito de Posse, Paulo Marques de Souza, para apurar irregularidades que possam configurar a prática de ato de improbidade administrativa pelos gestores públicos, incluindo a divulgação de fotografia no site da prefeitura sobre a distribuição de cartões do Renda Cidadã pelo prefeito, com a participação do vice-prefeito, e o próprio custeio para a visita da comitiva do governo estadual para o evento.

    Como primeiras providências, o promotor de Justiça já solicitou as notas de empenho da locação ou dos gastos com aeronave, por parte da vice-governadoria, para descolamento de José Eliton até a cidade de Posse, no dia 12 de abril.

    Propaganda extemporânea

    No dia 4 de maio, o promotor já havia apresentado representação eleitoral contra o vice-governador, José Eliton de Figueiredo Júnior, e seu pai, José Eliton Figueiredo, pré-candidato ao cargo de prefeito de Posse, sustentando que, no dia 12 de abril, o vice-governador compareceu a uma reunião no Ginásio de Esportes de Posse exclusivamente para fazer a entrega do cartão Renda Cidadã a beneficiários do município.

    Para o promotor, houve evidente caráter político e eleitoreiro na entrega dos documentos, uma vez que no site da Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho é esclarecido que os beneficiários receberiam o cartão em casa (entrega feita somente pelos Correios), juntamente com uma carta contendo esclarecimentos, como, por exemplo o registro de senha para uso do cartão.

    João Paulo sustentou que a visita do vice-governador, com deslocamento de toda sua equipe e aparato estatal, apenas para realizar a entrega dos cartões se mostrou injustificável, acrescentando que o evento acabou reunindo o grupo político no ginásio, momento em que José Eliton Júnior fez um discurso enaltecendo a figura de seu pai, que é notório pré-candidato à prefeitura de Posse.

    Improbidade

    Agora, o promotor verifica possível ato de improbidade administrativa. Segundo o promotor, o prefeito de Posse chegou a publicar no endereço eletrônico do município uma fotografia que aponta a sua participação na distribuição dos cartões do Renda Cidadã, revelando seu envolvimento na promoção pessoal em programas sociais públicos, em confronto com a Constituição Federal. João Paulo destaca também a necessidade de rigorosa apuração sobre os gastos envolvidos na atividade. (Cristiani Honório dos Santos / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

    • Publicações8669
    • Seguidores51
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/improbidade-mp-instaura-procedimento-contra-vice-governador-e-prefeito-de-posse/3111477

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)